Entre candidaturas próprias e alianças, direções estadual e nacional tem se reunido semanalmente para analisar e homologar nomes e coligações para a disputa das eleições.

 

A Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Pará homologou, durante reunião na última quarta-feira (22), mais 8 pré-candidaturas e alianças para a disputa das eleições municipais em cidades do estado.

Ainda nesta reunião, a Executiva Estadual deliberou por candidatura própria em Ananindeua, segundo maior município do Pará, com Miro Sanova como pré-candidato a prefeito.

A Executiva Estadual tem realizado reuniões semanais para analisar e homologar essas pré-candidaturas e coligações. Ao todo já são 62 pré-candidaturas homologadas após a realização de um amplo debate e reuniões nos Diretórios Municipais com o objetivo de preparar o PT, juntamente com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), que formam a Frente Brasil da Esperança e que, pela primeira vez, vão atuar como federação em uma eleição municipal.

A definição de nomes e de alianças nos municípios do estado é o resultado efetivo da escuta e articulação política dos membros do Grupo de Trabalho Eleitoral Estadual (GTE), que coordenam o diálogo em diversas regiões Pará para mediar os debates e discussões que envolveram diretórios municipais e as direções dos partidos aliados.

Para a disputa com candidatura própria, a direção estadual do PT Pará já homologou as decisões nos seguintes municípios: Altamira (Josiane Araújo), Tucuruí (Tom Bonfim), Moju (Gerson Dourão), Igarapé-Miri (Roberto Pina), Tomé-Açu (Natan do Ônibus), Novo Repartimento (Cláudio Santana), Alenquer (Áurea Nina), Juruti (Henrique Costa), Curuçá (Jean Carlos), Xinguara (Davi Passos), Conceição do Araguaia (Alvaro Brito), Uruará (Prof. Deney), Santo Antônio do Tauá (Natan Carvalho), Santana do Araguaia (Edmar Leite), São Sebastião da Boa Vista (Wando Teixeira), Porto de Moz (Ray Dyesel), Ponta de Pedras (Dedé da Pesca), Soure (Nic Júnior), Limoeiro do Ajuru (Fredison Farias), Curionópolis (Tony Silva), Colares (Nilzinho Miranda), Primavera (Áureo Gomes), Magalhães Barata (Bujaru).

Para a disputa nos municípios acima de 100 mil eleitores, a direção nacional do PT já homologou 2 pré-candidaturas próprias: Marabá (Dirceu Ten Caten) e Cametá (Zé Domingos). Também já foi aprovada uma aliança (Zé Maria Tapajós - MDB) com indicação de pré-candidatura à vice: Santarém (Carlos Martins). 

O presidente Beto Faro, assim como parlamentares e dirigentes estaduais do partido, tem participado nas últimas semanas de vários atos e atividades de lançamento de pré-candidaturas petistas em municípios de todas as regiões do estado.

Confira aqui a relação das pré-candidaturas e alianças homologadas pela Executiva Estadual do PT Pará.

Confira aqui a relação das pré-candidaturas e alianças homologadas pela Executiva Nacional do PT em municípios acima de 100 mil eleitores.