Dirceu Ten Caten
Dirceu Ten Caten
Dirceu Ten Caten, Deputado Estadual pelo PT do Pará, é um advogado com profunda dedicação à política e justiça social desde a adolescência. Formado em Direito com especializações em áreas como Direito Público e Gestão de Políticas Públicas, Dirceu iniciou sua carreira política muito cedo, destacando-se pela fundação da Cajum, uma ONG focada na capacitação de jovens. Eleito pela primeira vez aos 24 anos, tem sido reeleito sucessivamente, graças à sua atuação legislativa efetiva, que inclui projetos como a criação do hospital da mulher e a CNH gratuita para pessoas de baixa renda. Atualmente, é uma liderança no PT, ocupando também posições chave no Parlamento Amazônico e na UNALE, demonstrando seu compromisso contínuo com o desenvolvimento social e político do Pará e do Brasil.
Maria do Carmo
Maria do Carmo
É Promotora de Justiça do Ministério Público do Pará aposentada (até 2020). Já foi professora substituta de Direito Internacional da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Rondon, no período de 1994 a 1998. Foi Deputada estadual de 1999 a 2002, e disputou o governo do Estado do Pará em 2002, recebendo mais de um milhão de votos. Foi superintendente da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), hoje Sudam, de 2002 a 2004. No período de 2005 a 2012, foi prefeita de Santarém por dois mandatos.
Além disso, foi vice-presidente de Assuntos Políticos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e assessora inconstitucional do MPE perante à Assembleia Legislativa do Pará de 2015 a 2018. Agora é a terceira Deputada Estadual mais votada do Partido dos Trabalhadores (PT), recebendo 43.255 votos.
Carlos Bordalo
Carlos Bordalo
Deputado estadual reeleito para o quarto mandato, Carlos Bordalo foi líder do PT na Assembleia Legislativa do Pará em 2011. Atuante A marcante identificação com a luta em defesa dos direitos humanos é o diferencial que faz com que o deputado estadual Carlos Bordalo seja considerado uma referência na área entre seus pares, independentemente do matiz ideológico de cada um. desde muito jovem começou na Pastoral da Juventude da igreja de São Sebastião.
Foi uma das mais importantes lideranças do movimento de luta pela moradia no populoso bairro da Sacramenta, onde se consolidou a formação humanística que iria perpassar toda sua trajetória política, ancorada na formação cristã e na Ideologia da Libertação, presentes em sua atuação na Assembleia Legislativa, onde preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Entre os trabalhos mais marcantes na Assembleia Legislativa, foi autor da CPI da Pedofilia, presidiu a CPI do Tráfico Humano e foi o relator da CPI das Milícias. Até o primeiro semestre de 2015, teve 67 projetos transformados em leis no Estado.
Elias Santiago
Elias Santiago
Filho de Bujaru, Elias Santiago iniciou sua trajetória política como militante cristão, ligado à Pastoral da Igreja Católica. Como sindicalista, participou de lutas históricas do movimento sindical rural ligado à Federação dos Trabalhadores Rural Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetagri) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em 1986, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi vice-prefeito de Concórdia do Pará por dois mandatos e por três vezes foi chefe do Executivo. Liderou o processo de desenvolvimento econômico, social e cultural do município.
Em 2022, Elias Santiago foi eleito com 44.734 votos para compor a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e trabalhar em defesa do povo, em especial, as trabalhadoras e trabalhadores paraenses.
Vice-presidente da Comissão de Cultura da Alepa, o parlamentar propôs a Lei N° 10.088, que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará a obra musical da artista Dona Onete, reconhecida dentro e fora do Brasil.