Home / PT NOS MUNICÍPIOS / PT oficializa pré-candidatura de Roberto Pina à Prefeitura de Igarapé-Miri e lança plataforma de Governo Participativo
aae27376-6429-4f04-9a1e-99953dffa31d

PT oficializa pré-candidatura de Roberto Pina à Prefeitura de Igarapé-Miri e lança plataforma de Governo Participativo

f92fb4a9-1ba4-47b9-8fc0-50042c1d09ab
Créditos: Gabriela Ribeiro

O Partido dos Trabalhadores oficializou a pré-candidatura de Roberto Pina a prefeito de Igarapé-Miri e lançou a plataforma de Governo Participativo “O presente e o futuro que a gente quer”, na noite desta terça (18), em encontro na Câmara Municipal da cidade. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. O nome de Pina já havia sido definido pelo partido desde janeiro deste ano.

O lançamento contou com a participação de lideranças políticas e partidárias do PT, PCdoB, PSB, Cidadania e Republicanos, além da presença do deputado federal Airton Faleiro, do senador Paulo Rocha (por videoconferência) e de representantes do movimento sindical e social.

O deputado federal do PT, Airton Faleiro, reafirmou a confiança na vitória desse projeto para transformar Igarapé-Miri. “Eu estou vendo aqui um ato político de lançamento, não só de uma candidatura, mas de um projeto para melhorar a vida do povo de Igarapé-Miri. Todos os partidos aqui presentes, estão dando um recado de que tem responsabilidade com o povo. Esse lançamento é um movimento para a gente chegar a uma grande vitória e mudar a triste realidade que o município vive hoje”, enfatizou Airton.

Em sua participação o senador Paulo Rocha parabenizou o PT de Igarapé-Miri e reafirmou seu apoio ao projeto de construção de um novo presente e futuro para a cidade.

“Pina é um cidadão que está sempre disposto e dedicado ao seu povo e ao seu município que, com toda certeza, ama muito. Igarapé-Miri já tem a experiência e sabe que onde o PT governa dá certo. E foi com esse companheiro de luta, chamado Pina, que as coisas mudaram no município. Precisamos resgatar a nossa palavra de ordem do PT, que é dar vez e voz aos menos favorecidos”, afirmou Paulo Rocha.

Ex-prefeito e agora novamente pré-candidato, Roberto Pina acredita que é possível resgatar o orgulho de viver em Igarapé-Miri. “Eu tenho esperança que nós vamos construir novos momentos, porque cada vez mais estaremos enfrentando desafios e, com isso, vamos nos qualificando, aprendendo com o povo, fazendo intervenções melhores na sociedade e na nossa cidade”, frisou Pina.

Trajetória de luta em defesa do povo Miriense

5853f142-f2f0-4ba3-8ffe-2e243f77344f
Créditos: Gabriela Ribeiro

Roberto Pina nasceu às margens do Rio Santo Antônio, zona rural do Município de Igarapé-Miri. Com formação comunitária no seio das Comunidades Cristãs, foi um dos fundadores da Pastoral da Juventude (PJ) na Paróquia de Santana. Foi também animador nas Comunidades Eclesiásticas de Base (CEB’s), um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Igarapé-Miri (PT), foi presidente Clube da Rádio Comunitária de Igarapé-Miri e Presidente do Movimento em Defesa da Região Tocantina – MODERT.

Com uma incontestável atuação nos movimentos sociais na região, Pina também foi eleito prefeito de Igarapé-Miri por duas vezes, e governou entre 2009/2012, e depois 2015/2016, deixando sua marca na administração municipal miriense. Ele pagou os salários em dia, quitou dívidas de ex-prefeitos, ajustou as contas públicas, prestou contas ao TCM, TCE e TCU, conseguiu limpar o nome do município no CAUC, e obteve recursos federais para realizar inúmeras obras.

População ajudará na elaboração do programa de governo.

de58c860-deff-4731-8c6d-ddb5d7969365
Créditos: Gabriela Ribeiro

Lançado durante o evento, a plataforma “Vamos fazer juntos o presente e o futuro que queremos”, surgiu com o objetivo de escutar a opinião da população de Igarapé-Miri sobre problemas sociais e soluções para as necessidades da Capital Mundial do Açaí.

A ferramenta online possibilita o envio de contribuições nas mais diversas áreas: saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, cultura, segurança, desenvolvimento, agricultura, entre outras, de forma prática e rápida.

Em vídeos divulgados pelas redes sociais, Roberto Pina convida a população a sugerir quais mudanças desejam para Igarapé-Miri.

A plataforma deve reunir contribuições, ideias e propostas de moradores, profissionais, entidades de classe e estudiosos de várias áreas para a elaboração do Plano de Governo, que será apresentado à cidade durante a campanha eleitoral. Também serão realizados uma série de encontros com participação aberta da sociedade.

Além disso, verifique

Edmilson Rodrigues (Psol) e Edilson Moura (PT) pré-candidatos à prefeitura de Belém. 

Foto: Carolina Oliveira

Convenção Petista referenda nomes de Edmilson Rodrigues (PSOL) e Edilson Moura (PT) e Ato Político sela aliança das esquerdas em Belém

O deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol) e o professor e ex-deputado estadual Edilson Moura (PT) ...