Home / PT NOS MUNICÍPIOS / Candidatura de Lula é irrevogável e irreversível, garante Gleisi
5BC4244C-7F9F-4A05-99EC-71A5AD8E8EDF

Candidatura de Lula é irrevogável e irreversível, garante Gleisi

Na abertura do Seminário do Fórum PT Amazônia, presidenta do PT reforçou que tarefa do PT é defender Lula e construir um projeto com o povo brasileiro

070CBCD9-51AE-4904-B296-00D116FFEEF4

A candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República é irrevogável e irreversível, garante a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A declaração foi dada na abertura do Seminário do Fórum PT Amazônia, na noite desta quinta-feira (28), em Santarém (PA).

“Vai ser um escândalo internacional uma eleição sem Lula, a maior liderança do Brasil dos últimos tempos. E temos precedentes de pessoas condenadas em segunda instância e que foram liberadas para fazer campanha. Vamos lutar para garantir nosso candidato”, declarou.

Convidada para fazer uma avaliação de conjuntura no evento, Gleisi destacou o momento político pelo qual o Brasil passa, com a crise econômica e política, as ações do governo golpista de Michel Temer voltadas apenas “para o andar de cima”, o desmonte do Estado e a criminalização da esquerda encabeçadas pela Operação Lava Jato.

“Estamos em uma das fases mais perversas do capitalismo no pós-guerra, que é a fase do acumular, acumular, acumular. Vemos isso claramente no Brasil na forma como estamos sendo governados, porque na crise, o capital mostra sua face mais perversa”.

Sobre os retrocessos, a presidenta do PT destacou que há um verdadeiro desmonte do Estado brasileiro.

“Isso porque não temos uma elite no País com projeto de nação. E isso se reflete na realidade desse governo Temer, que governa para 20% da população, o resto é estatística. Fazem o governo para os ricos. Quase todas as medidas desse governo são para o andar de cima da sociedade”, afirmou.

Por isso, Gleisi defendeu que a primeira coisa a se fazer quando um novo governo eleito assumir a Presidência é revogar a Emenda 95, que é a do teto dos gastos, que congela os investimentos do Estado por 20 anos.

A senadora pelo Paraná ainda destacou que um ano e meio depois do golpe, já é possível notar que a reação da população brasileira está mudando diante de todos os retrocessos.

69F82DE6-E980-473A-A575-F5CEDA6D134B

 

“E o povo olha para o PT e Lula firmes na luta. E as pesquisas mostram isso, com Lula sempre crescendo e eles caindo”.

Neste sentido, reforçou que as tarefas do PT no próximo período são a defesa de Lula e do legado do partido, além de se preparar para as eleições de 2018 “com um programa ousado para conquistar apoio do povo brasileiro”.

Mas lembrou que apenas eleger Lula não é suficiente para retomar o Brasil para o povo. “Precisamos eleger uma bancada de deputados federais fortes, que é bancada que vai poder ajudar Lula a governar o Brasil”.

“Vai ser um escândalo internacional uma eleição sem Lula” – Gleisi Hoffmann

A presidenta do PT ainda falou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em afastar do mandato o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e defendeu a nota publicada pelo partido nesta quinta-feira.

“Eu tenho vontade de moer Aécio. Ele subia todo dia na Tribuna do Senado com dedo em riste com discurso moralista, dizendo que o PT era quadrilha. E hoje o feitiço virou contra o feiticeiro. Queremos Aécio julgado, processado. Preso. Mas o Supremo não pode entrar no outro poder e fazer isso, é algo que fere a soberania. Temos que defender as instituições e a Constituição, e entender que Aécio está sendo boi de piranha. Porque eles estão mirando para prender Lula”, apontou.

Seminário do Fórum PT Amazônia

Até dia 30, o Seminário do Fórum PT Amazônia vai debater a região, o legado deixado na região pelas gestões petistas e os novos desafios frente aos retrocessos impostos pelo governo usurpador de Michel Temer.

Segundo a membro da Executiva Nacional do PT e secretária nacional de coordenação regional, Fátima Cleide, o Seminário também servirá para organizar a 4ª Conferência da Amazônia, que acontecerá no primeiro semestre de 2018.

“A pauta do Seminário é uma discussão inicial sobre o que nós propusemos na e para a Amazônia nos últimos 28 anos, e aqui entra o que nós construímos de propostas, o que foi executado nos nossos governos, que é o legado, e os desafios daqui para frente”, destacou Cleide.

9E1E02F6-7200-4017-B764-5097FFC45F20

Durante a abertura do evento, Gleisi garantiu que a realização da 4ª Conferência da Amazônia é essencial no processo de fortalecimento do PT.

Senador pelo PT do Pará, Paulo Rocha lembrou a luta da bancada petista em defesa da Amazônia e pela derrubada do decreto de Temer que extinguia da a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca).

E reformou a importância do Seminário e da presença de Gleisi, “para reanimar o PT na região, para mostrar que o PT está forte e unido, pelo Brasil e pela Amazônia”.

65A9D81A-90BF-4DBE-971E-A4B68DE4DE8C

 

A vice-presidenta nacional da CUT, Camen Helena, firmou ter orgulho de representar a região nacionalmente e lembrou que a Amazônia corresponde a mais de 60% do território nacional.

Mas também destacou as dificuldades de se fazer política na região.

“Aqui tem um povo guerreiro, que resiste porque não é fácil fazer militância na Amazônia. Muitas lideranças aqui foram forjadas na mira da bala. Nossa capacidade de resistência é muito grande”.

Para ela, uma pergunta se torna cada vez mais atual: “Qual o lugar da Amazônia do desenvolvimento nacional?”

“E mais: Qual o lugar da Amazônia no debate estratégico dentro do PT do projeto que nós queremos para o País?”, questionou.

E reformou que a Amazônia é a região do País que sofre o maior ataque do capital internacional neste momento, “porque aqui estão concentrados minérios que é a cobiça do capital no próximo período, muita água, muita terra. Portanto, a resistência aqui não será fácil”.

“Mas acredito que o que estamos fazendo aqui nos recoloca no debate significativo para os próximos passos”, finalizou.

Veja a programação completa do Seminário do Fórum PT Amazônia.

IMG_4959

Acompanhe as transmissões Ao Vivo do Seminário no facebook pela página do PT Pará.

Acesse aqui todas as fotos do 1º dia do Seminário.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Além disso, verifique

2155D745-5D25-4FA6-A8FC-62BAC6165A21

Emendas de Paulo Rocha e Zé Geraldo, levam máquinas motoniveladoras para Uruará

Emendas do Senador Paulo Rocha e do deputado federal Zé Geraldo levam máquinas motoniveladoras para ...