Home / PT NO PARLAMENTO / Bordalo apoia projeto de segurança para o município de Ipixuna
Comitiva de Ipixuna do Pará esteve na ALEPA para denunciar a crescente violência que tem atingido o município
Comitiva de Ipixuna do Pará esteve na ALEPA para denunciar a crescente violência que tem atingido o município

Bordalo apoia projeto de segurança para o município de Ipixuna

Uma comitiva de Ipixuna do Pará esteve em Belém nesta segunda-feira (15) para denunciar a crescente violência que tem atingido o município, localizado a 250 km de Belém. A prefeita Katiane Cunha (PT) e o secretário de governo Evaldo Cunha, juntamente com um grupo de vereadores, foram recebidos pelo deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará, e pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Jeannot Jansen.

Segundo a prefeita Katiane Cunha, tem sido crescente o índice de violência no município, com casos de furtos, roubos e homicídios em escalada nos últimos meses. “Nossa cidade sempre foi reconhecida pela tranquilidade e segurança, mas agora estamos vivendo de portas trancadas. Precisamos dar uma resposta à população, que merece uma vida digna e com segurança”, disse ela.

Ipixuna do Pará tem cerca de 60 mil habitantes e apenas uma viatura policial. Cerca de 70% da população vive na zona rural e alguns distritos ficam a mais de 100km da sede do município, dificultando a cobertura da segurança. “Quando ocorrem episódios de violência nestas localidades, raramente os moradores fazem o registro, pela dificuldade de acesso”, explica o secretário Edvaldo Cunha. A Guarda Municipal possui 98 servidores, a segunda maior do Estado, proporcionalmente. “Podemos considerar esse efetivo bom, porém faltam equipamentos de segurança e treinamento”, complementa.

Para o deputado Carlos Bordalo, o desafio é instituir planos municipais de segurança pública, que sejam adaptados à realidade de cada cidade. “É preciso buscar infraestrutura e logística para garantir uma resposta ao problema da segurança que seja construída em parceria com a comunidade. Colocamos o nosso mandato à disposição da população, inclusive para viabilizar emendas parlamentares de apoio ao município”, disse o parlamentar.

Durante a reunião, ficou definido que a Segup visitará Ipixuna do Pará nos próximos dias para verificar as principais demandas do município, com o objetivo de criar um gabinete de gestão integrada de segurança pública, incluindo ainda Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Sobre Daiane

Além disso, verifique

90881C40-D59C-40AA-BEC4-46CAC9EAE2CB

SENADO SALVA MANDATO DE AÉCIO NEVES

O Senado Federal reverteu a decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal que afastou ...